• On Lara's Trace: Twitter - Siga-nos no Twitter e receba em tempo real, as notícias mais recentes sobre Tomb Raider!
  • Tomb Raider VIII: Underworld - Lara Croft vai até o submundo em busca do paradeiro de sua mãe desaparecida; nem que para isso tenha que enfrentar alguns fantasmas do passado.
  • Tomb Raider: Underworld - Beneath the Ashes - Lara volta às criptas da mansão para encontrar uma fonte de energia mística que seu pai mantinha em segredo.
  • Tomb Raider: Underworld - Lara's Shadow - Jogue com a Doppelganger de Lara e descubra o fim da história que começou em Underworld.


17 de novembro de 2008

Tomb Raider 6: Angel of Darkness



Lara Croft está viva e nada melhor para comemorar a vida do que ser acusada de assassina!

Lara é acusada de matar seu antigo mentor, Werner Von Croy após uma discussão em seu apartamento. Agora Lara é considerada uma fugitiva perigosa e é perseguida pelas ruas de Paris; sem ela própria saber se de fato matou ou não Von Croy ela corre em busca de respostas sobre o ocorrido.

Para piorar sua situação, Lara se envolve com uma seita chamada "Angel of Dakness", seita essa que ela tem motivos para crer que é a responsável pela morte de seu ex-mentor.
______

A estréia de Lara no PS2 foi catastrófica, o jogo foi adiado várias vezes até o seu lançamento, fazendo com que muita coisa da história fosse cortada e mal feita devido ao curto tempo para a produção.

Não ache que essa história é pura intriga da crítica e que você vai jogar e adorar, isso pode até acontecer, mas é mais fácil você odiar o jogo. De uma jogabilidade péssima, você acaba ficando com raiva quando Lara foge de seu controle. Os gráfico não foram muito inovadores, mas melhor que qualquer outro jogo da série até então, porém ainda seguindo os traços originais de Lara.

A surpresa mesmo vale por conta de ser a primeira vez de podermos jogar com outro personagem além de Lara, dessa vez, em parte do game jogamos com Kurtis Trent, que apesar de ser mais forte que Lara é mais lento que ela.

Uma coisa que decepcionou muito que nunca existiu na série, foi o tempo que Lara tem para ficar pendurada em beiradas. O problema é que muitas vezes você precisa fazer algo antes de se pendurar naquela beirada e se esgueirar para o lado, para que Miss Croft se "sinta" mais forte e tenha fôlego para alcançar a outra borda.

A história também tinha para ser a melhor da franquia até então, mas algumas lacunas no meio dela fizeram com que isso não fosse possível.

NOTA GERAL:




Para nota geral, levamos em consideração os fatores: Enredo, Jogabilidade e Gráficos





ATENÇÃO: Nesse jogo NÃO foram adicionados diálogos interativos, aqueles onde você escolhe o que a Lara falará para os personagens que está interagindo. Como por exemplo, dependendo do que você falar você poderá conseguir com Margô, em seu apartamento, durante a conversa, o diário de Von Croy, sem precisar ir na cozinha pegá-lo. Preste atenção no que for falar! Se for muito estúpido ou grosseiro com a pessoa você pode não conseguir o que quer ou ainda pior: você pode morrer.


PARIS Parisian Backstreets

Pegue o chocolate, suba no obstáculo, pendure-se e suba na plataforma acima de sua cabeça, salte para a plataforma à frente.

Suba a escada de mão, entre pela janela, pegue um dobrão de ouro e dinheiro embaixo da pia, saia pela janela, suba a escada de mão ao lado.

Pegue mais um dobrão de ouro, fique na extremidade da plataforma sem parapeito e salte com o botão de ação pressionado para pendurar-se na plataforma à frente. Enquanto estiver pendurado, deixe Lara cair, apanhe um kit médico grande, agora retorne até onde você estava anteriormente. Escale o cano da calha, pendure-se na borda do prédio, siga pela direita, deixe Lara cair sobre o telhado, continue a avançar pela direita pendurado e suba na parte sem grade.

Empurre o tonel para trás, suba na borda do prédio, salte na plataforma com a barra ferro (embaixo de você), pegue-a, retorne ao terraço do prédio, use a barra de ferro para arrebentar o cadeado da porta e pegue uma pistola no guarda-roupa. Dica: Quando estiver na extremidade de uma plataforma e quiser se pendurar nela, pressione o botão para frente + o botão de ação. Pegue a atadura sobre o tonel atrás da instalação.

Retorne ao telhado depois do cano da calha, caia na plataforma abaixo, entre no apartamento em que você apanhou o primeiro dobrão, use a barra de ferro no guarda-roupa e apanhe um colar.

Volte à plataforma que a barra de ferro foi achada, pendure-se na borda prédio, siga pela esquerda e caia na plataforma abaixo. Ative o modo silencioso, apanhe a chave do portão à esquerda, aproxime-se das costas do inimigo, pressione o botão de ação e Lara o tirará de circulação, abra o portão do outro lado da plataforma (perto de onde você caiu) e desça pela escada.

Derelict Apartment Block

Não faz diferença se você arrastar ou não o armário para bloquear a porta, os policiais entrarão de qualquer forma quando você subir as escadas.

Salte os degraus destruídos, dobrando à direita, é necessário correr e saltar com o botão de ação pressionado para passar pela grande fenda formada no piso.

Arraste o armário, continue a subir as escadas, arrombe a porta à esquerda e recolha os itens do local. Suba mais uns degraus, arraste o cubo no canto para trás, fique sobre ele, pule e pendure-se na grade à direita do elevador.

Pegue duas chaves, ative o elevador, o qual será seu transporte até o 2ºandar, entre no apartamento 21 e apanhe uma pistola.

Saia da fase pela porta na mesma sala em que as chaves foram adquiridas.
Industrial Roof Tops

Suba a escada de mão, pendure-se no cabo de ação, dobre as pernas pressionando o botão de abaixar. Caminhe sobre a grade do telhado (isto evita escorregar), salte na plataforma com as caixas e recolha bandagem. Pendure-se na extremidade da plataforma, deixe Lara cair, volte a se pendurar e deixe cair novamente, entre pela porta, pegue o primeiro dobrão de ouro.

Desça pela escada à esquerda, empurre a peça para ganhar mais força nas pernas, pegue um kit médico no beco, passe por debaixo do portão quase fechado, apanhe outro kit médico, suba no bloco, salte na plataforma esquerda, vá até a outra extremidade, tome espaço, salte correndo e pendure-se na plataforma do outro lado. Suba a escada, a porta que se deve prosseguir está de frente à que está trancada.

Logo que saltar para o prédio ao lado, desça as escadas e apanhe o segundo dobrão. Entre na porta no final das escadas, pegue o último dobrão atrás da instalação no terraço, siga para a parte sem grade de proteção.
Margot Carvier’s Apartment

Na cozinha, pegue o caderno na gaveta imediatamente abaixo do forno microondas e a garrafa de vinho. Saia pela porta no final do corredor.

Parisian Ghetto

Fique sobre o tubo e salte no teto do vagão de onde você saiu. Suba a grade, alcance a plataforma acima, salte correndo até a outra plataforma, caminhe pelo estreito caminho rente à parede e recolha itens. Fale com o cara de boné e entre na porta ao lado.

Converse com a prostitua, dirija-se para o Café Metro orientando-se através das placas. Fale com o barman. Partindo do início desta fase (perto da prostituta), siga a rua pela direita e entre na porta no primeiro beco à direita.

The Serpent Rouge

Acione o interruptor, evite o guarda passando pela sala sem portas, pegue uma chave e uma arma sobre a mesa da sala de onde o guarda saiu. Empunhe a arma e mate o guarda, entre na porta no final do corredor.

O salão possui dois guardas, mate-os como quiser, lembrando que Lara agora pode desempenhar combates corpo-a-corpo. Suba no palco, pegue um LP e acione o interruptor que ativará os holofotes e música para a pista de dança. Dica: Recolha itens atrás do balcão e também na porta ao lado da porta que você usou para chegar até o salão.

Suba as escadas, fique sobre o cubo menor (não o mova), pendure-se e suba na plataforma acima, salte correndo para alcançar a passarela, salte no suporte dos holofotes quando ele estiver o mais baixo possível. Salte para o outro lado do suporte, pendure-se no “poste” esquerdo, mova-se para o lado externo do suporte e escale o “poste”, salte novamente para o outro lado do suporte, salte para a plataforma junto à parede.

Suba a escada de mão, deslize pela rampa inclinada e pressione o botão de salto quando estiver quase no final dela. Pendure-se na plataforma de grade, mova-se um pouco para a direita e então fique sobre ela.

Baixe a ponte (aproxime-se e pressione o botão de ação), entre na porta mais próxima, acione duas vezes as alavancas da esquerda e uma vez as da direita (o holofote com a luz piscando tem de ser selecionado), atravesse a ponte, suba a escada de mão, abra a caixa vermelha e recolha uma caixa misteriosa. Entre na porta de frente ao painel das alavancas. Dica: A chave encontrada é da porta da bilheteria, lá dentro, existe dinheiro e uma cópia desta mesma chave... nada de importante.

Parisian Ghetto parte 2

Desça pela escada de mão, pendure-se na borda da plataforma abaixo e deixe Lara cair, repita este mesmo procedimento e você estará de volta às ruas.

Retorne ao Café Metro, entregue a caixa misteriosa ao barman. Saia do Café, siga a Rua Dominique (é a que termina antes do Café), digite a senha 15328 no keypad da porta da casa 17.

St. Aicard’s Graveyard

Converse com Francine, saia pela porta à direita, salte até a outra sacada, salte a grade, suba pelo cano da calha. Passe rapidamente, pois as plataformas desabarão. Pendure-se na borda e prossiga para a direita, pendure-se no cabo de energia, chegue à sacada da outra construção e caia sobre um jazigo no cemitério.

Vá saltando sobre o teto dos jazigos numerados na imagem, quando chegar ao número 4, salte para dentro do cercado A, abra a porta do jazigo e pegue itens. De volta ao jazigo número 4, suba na borda indicada pela seta e caia no cercado B, pegue alguns itens dentro do jazigo. Retorne ao cercado A, fique atrás das costas da estátua, derrube-a sobre o túmulo e salte dentro dele.

Bouchard’s Hideout

Logo que você dobrar a esquina, o piso desabará, corra o mais rápido possível até a próxima esquina. Pendure-se no cano junto à parede direita e atravesse o buraco no chão. Caia na água, nade até a outra extremidade, escale toda a parede direita e alcance a plataforma pendurando-se na rachadura.

Arraste uma das rochas do escombro até as demais rochas desabarem. Retorne alguns passos, atire no rato, arrombe a grade, engatinhe e passe pela abertura. Passe por duas portas, vire à esquerda, atravesse a água, passe pela fenda na parede.

Converse com Bouchard, baixe a alavanca, entre na porta que se abriu, mova a caixa de madeira visando alcançar o piso superior, baixe a alavanca, saia pela porta perto da primeira alavanca.

Fale com o cara observando a luta, aposte em Carl e ganhe um relógio de ouro. Saia do local.

Parisian Ghetto parte 3

Vá para o prédio da esquina entre a La Seine e a St. Mark. Pegue a carteira de Renne (o cadáver), abra o inventário, clique em “usar” no ícone da carteira e coloque a senha 14529 no keypad da porta à frente.

Recolha tudo, o alarme será acionado, pressione o botão amarelo, saia pelo alçapão da sala com o cadáver. Seja rápido ou vira churrasco!

Louvre Storm Drains

Pegue um kit médico subindo as escadas, siga o cano até dar numa junção, existem três canos um à direita, outro à esquerda e o que você usou para chegar à junção, mas esqueça-os por enquanto.

Escale o cano em vertical do outro lado da parede, acione o switch, retorne à junção, entre no cano direito (oriente-se estando de frente ao cano escalado), suba a escada de mão, gire duas vezes a hélice gigante, passe engatinhando por debaixo dela e gire a primeira válvula. Entre no cano à esquerda na junção e gire a segunda válvula.

Escale novamente o cano em vertical, atravesse a viga que interliga as duas passarelas, gire a terceira válvula, suba a escada fixa ao alto da parede no final da passarela.

Atravesse um pouco mais que a metade da viga, pendure-se no cano ao alto e gire a quarta válvula. Retorne à junção, mergulhe na abertura embaixo d’água, escale a passarela quebrada (em vertical), pendure-se no cano ao alto, caia sobre a viga, gire a quinta válvula, pendure-se novamente no cano, caia na próxima passarela e continue a subir. Gire a sexta e última válvula localizada na passarela do outro lado, passe abaixado pela parte quebrada da grade que bloqueia a entrada do cano grande e deslize pela rampa.

Vá até o nível em que você encontrou a quarta válvula, entre no cano gigante ao lado da escada.

Siga pela direita, aloque o explosivo no cano perto dos tonéis, mergulha na água repleta de óleo, nade para dentro de uns dos canos, encontre o caminho até a superfície. Salte as chamas e dirija-se para a abertura criada pela explosão.
Louvre Galleries

Suba as escadas, mate os guardas com o revolver, você leva desvantagem no combatem corporal devido à arma de choque deles.

Na próxima sala, existe um conjunto de feixe de lasers, aqui está como proceder em cada um deles:

1º) Fique sobre a vitrine, salte na pedra no alto da parede esquerda, apanhe o kit médico, salte correndo por cima dos lasers e caia na vitrine esquerda;

2º) Fique sobre a vitrine central, salte correndo por cima dos lasers e caia na vitrine à frente quando em movimentos estiverem mais próximos do chão;

3º) Aguarde o tempo certo dos lasers sumirem e salte até a vitrine maior;

4º) Pendure-se na borda direita da vitrine em você se encontra e mova-se até a outra extremidade;

5º) Suba numa das vitrines laterais, salte e pendure-se na borda da parede e atravesse os lasers, depois é só deixar Lara cair.

A sala seguinte também possui lasers:

1º) Engatinhe e passe pelo exatamente embaixo de onde os lasers cruzam-se;

2º) Entre em modo silencioso, encoste-se na parede direita (pressione o botão de ação) e atravesse os lasers.

Mate o guarda e apanhe um keycard, entre na porta perto do guarda. Mate mais um guarda, empurre um pouco a vitrine no canto da sala, empurre agora a vitrine central para o mais próximo possível da vitrine com o quadro da Mona Lisa (até encostar-se aos banquinhos), passe o keycard no leitor que a primeira vitrine ocultava, suba na segunda vitrine movida, salte correndo e alcance a vitrine com o quadro, entre no duto de ar. Dica: Os lasers somem por um curto período de tempo.

Engatinhe pela abertura, suba a escada de mão, derrube a grade e mate o guarda. Escale os obstáculos mostrados na imagem, pendure-se na borda do prédio e siga para a direita (lembre-se de subir na borda ou Lara não agüentará ficar tanto tempo pendurada), pendure-se no cabo. Continue o caminho, empregue a barra de ferro para destrancar uma porta e entre no duto de ar. Dica: Depois que você percorre todo o cabo, ganha força e permite que você abra uma porta no nível inferior e recolha um item.

Saia da sala que você caiu, entre na segunda porta à direita. Mate o guarda que lá está, acione o computador da extrema esquerda da mesa para ter acesso à câmera do escritório e adquirir a senha 14639 (aumente o zoom) que será usada no keypad da porta no final do corredor. Pegue um cartão na escrivaninha utilize-o no leitor da porta do outro lado do corredor.

Avance pelas portas disponíveis.

The Archaeological Dig

Entre no container direito e baixe a alavanca, entre na porta dupla metálica, acione o scanner, localize o primeiro símbolo antigo perdido e apanhe uma cópia dele na impressora à esquerda, pegue na impressora do container direito uma cópia do segundo símbolo perdido. Desça até o fundo da escavação através das escadas de mão, escale a parede que possui tijolos em relevo.

Pendure-se na parte debaixo da ponte sobre sua cabeça e chegue à plataforma do outro lado. Fique sobre a ponte, atravesse uma precária passarela e acione o interruptor, volte à plataforma debaixo da ponte, salte até o elevador que você acabou de baixar (posicione corretamente ou Lara irá se pendurar na ponte quanto você tentar saltar).

Agora você tem que resolver este pequeno puzzle, quando você gira a alavanca todas as rodas que não estão com o eixo travado irão girar, as alavancas que travam os eixos estão depois da escada à direita, a combinação certa é a mostrada na imagem. Entre na passagem que se abriu perto do último interruptor pressionado.

Tomb of Ancients

Pendure-se, caia sobre a viga e depois alcance o solo. Após a animação, pendure-se na borda, desça pela parede, caia sobre a plataforma, salte sobre a viga e entre no túnel.

Salte para o outro lado da ponte, salte na plataforma sem estátua, salte na plataforma à esquerda, pendure-se para passar pela estátua, caia na plataforma abaixo e desça pela parede.

Salte para a plataforma um pouco abaixo e escondida pelo rochedo, pule sobre a viga e acione a alavanca. Vá saltando as plataformas reveladas e alcance o solo, pressione a alavanca na abertura perto do gladiador.

Suba as novas plataformas reveladas, acione mais uma alavanca no alto e entre na abertura.

Pegue a espingarda à direita e prossiga pela esquerda. Baixe a alavanca, corra o mais rápido possível para a porta no final do corredor infestado de armadilhas, observe o tempo certo de saltar as armadilhas de lanças.

The Hall of Seasons

Primeiro vamos entender o esquema desta fase, ela é um tipo de vínculo que possibilita a você entrar em quatro fases, nas quais você tem acesso por meios dos botões no centro da sala. Cada botão abre três portas com três alavancas, somente uma abre a porta que dá acesso à fase.

Aqui segue como entrar em cada fase, os botões foram nomeados por motivos didáticos:

- Botão A, alavanca da porta central, abre a fase Wrath Of The Beast;

- Botão B, alavanca da porta direita, abre a fase The Sanctuary Of Flame;

- Botão C, alavanca da porta esquerda, abre a fase Neptune’s Hall;

- Botão D, alavanca da porta direita, abre a fase The Breath Of Hades.

Wrath of the Beast

Salte as plataformas quase totalmente destruídas indicadas na imagem, a maioria delas desmoronam após Lara ficar sobre elas por alguns instantes, o objetivo é alcançar o portão ao alto. Você receberá o cristal da terra. Acione as duas alavancas laterais e saia aproximando-se da porta à frente. Dica: Atraia os gladiadores para longe das alavancas. Caso eles acertem esferas flamejantes em você, passe pela água que jorra do alto.

The Sanctuary of Flame

Espere uma parede de fogo “varrer” a sala, então inicie uma corrida até o outro lado da sala, você depende mais da sorte do que das próprias habilidades. Pegue o cristal do fogo e volte pela mesma porta usada no acesso a esta fase.

Neptune’s Hall

Mergulhe na água da abertura no final do corredor, baixe uma alavanca e volte à superfície. Salte na grande abertura perto do gladiador, mergulhe, acione a alavanca atravessando a fenda maliciosamente imperceptível a uma certa distância.

O nível da água subirá possibilitando alcançar três portas, uma delas possui uma passagem que você deve prosseguir. Depois das lanças, vire à direita para tomar ar, siga pelo lado oposto, apanhe o cristal da água sobre o pilar, acione a alavanca junto a este mesmo pilar, emirja (a grade sobre sua cabeça abrir-se-á), entre no local que se abriu durante a animação e procure uma rachadura no teto que o levará à superfície.

The Breath of Hades

Empurre a parede de tijolos direita e baixe a alavanca. Vá saltando os pilares, os “suspiros” só interferem durante os saltos. O segredo é usar o pulo de curta distância (botão de salto + botão de caminhar) quando os pilares se aproximarem de você.

Apanhe o cristal do ar e retorne saltando até a porta de entrada.

The Hall of Seasons (parte 2)

Após conseguir os quatros cristais, insira-os na base dos quadros localizados na entrada desta fase.

Pressione o botão B, acione a alavanca da porta central ou da esquerda. O piso embaixo de você se abrirá. Desça a rampa, siga pela esquerda, entre na porta que fôra destrancada após a inserção dos cristais.

Você tem de girar quatro válvulas, a dica fica por conta de que elas estão próximas de placas com os símbolos dos botões do salão principal. Gire à válvula à esquerda da primeira plataforma, salte correndo até a plataforma à direita, suba a escada de mão e gire a segunda válvula. Desça esta última escada escalada, salte para a plataforma circular superior no centro da sala, pendure-se na corrente e gire a terceira válvula no final. Retorne à plataforma com a terceira válvula, desça as duas escadas de mão pendure-se na corrente e contorne a plataforma circular do nível inferior para encontrar a quarta e última válvula.

Alcance o solo, suba as escadas de mão de frente à última válvula, levante a alavanca que você levantou anteriormente. Saia pelo elevador manual seguindo pela direita (é preciso puxá-lo duas vezes). Dica: Quando um tronco giratório vier ao seu encontro, esconda-se no túnel à esquerda.

Suba os pilares formados no centro do salão. Fique sobre o anel central, caminhe sobre única viga plana e suba as escadas.

Escale a parede ao lado da porta e baixe a alavanca para abrir uma porta com alguns itens, mas o caminho real a seguir continuando a escalar a parede na parte inclinada. Caia na pequena plataforma para Lara descansar os braços e depois continue a pendurar-se na parede, basta observar que o local possível de segurar possui uma textura diferencial.

Entre na próxima porta, após a animação, engatinhe (o fantasma não lhe causará danos enquanto você estiver abaixado) pela sala recolhendo itens, perceba que existem cinco estátuas, sempre uma delas estará com uma luz azul. Mas quando você se aproxima da estátua iluminada, a luz desta estátua se apaga e uma outra estátua escolhida aleatoriamente é acesa. Fique o mais próximo possível da frente da estátua acesa (sem que ela se apague), empunhe a espingarda e atire no fantasma até que ele fique parado (por um curto período de tempo), então guarde sua arma, corra para perto da estátua iluminada e pressione o botão de ação para a apanhar a primeira pintura Obscura.

Desça as escadas e entre na porta no final do corredor. Você retornará à fase Tomb Of Ancients, nade até a entrada da fase. Na fase The Archaeological Dig, fique sobre o bloco, salte a grade e saia pela direita.

Galleries Under Siege

Após a animação, mate o guarda, pegue uma metralhadora junto ao corpo do primeiro terrorista que encontrar. Suba as escadas, entre na primeira porta à direita, apanhe uma máscara de gás no armário (é necessário selecionar no inventário para Lara poder utilizá-la). Dica: Caso tenha munição suficiente, a arma ideal contra os terroristas é a que desfere cargas elétricas.

Desça as mesmas escadas, entre na porta dupla à esquerda e continue escada abaixo.
Von Croy’s Apartment

Não pegue a bengala de Von Croy ainda, recolha o revolver, munição e vários outros itens espalhados pelo apartamento. Logo depois, pegue a bengala, empunhe sua arma e atire no inimigo que surgirá, ele fugirá após alguns disparos.

Saia pela porta atrás dos livros, entre na porta à esquerda, existe um pequeno kit médico e munição no final do corredor, pegue munição perto do sofá e dê mais alguns disparos no inimigo.

Apanhe a metralhadora deixada pelo inimigo, fique bem próximo dos lasers à esquerda, dê um salto lateral ou de costas para os lasers da direita e você passará sem problemas. Vá para o andar abaixo, salte as ruínas da explosão e vire à esquerda.

Vá esgueirando-se pelos cantos, aguarde o momento certo de passar pelos lasers e atire com a metralhadora quanto estiver perto o suficiente.
PRAGA The Monstrum Crimescene

Fale com o repórter Luddick perto do carro vermelho, ele lhe dará algumas informações em troca de dinheiro. Pegue o martelo no beco à esquerda do repórter, empregue-o para arrebentar o cadeado da grade do esgoto perto do carro verde e pegue um kit médico pequeno.

Repita o mesmo procedimento com a grade do esgoto protegida por dois guardas e um cão, salte dentro, entre pela fenda na parede à esquerda.

Após a animação, converse com Bouchard, saia pela porta dourada, suba a escada em espiral, empurre o móvel, fique sobre ele e escale as plataformas ao alto. Puxe algumas vezes a corrente da direita até que ocorra uma animação, pressione o botão de ação quando estiver de frente ao relógio embaixo da escada, utilize o direcional de movimento e rotacione os ponteiros para que marque 3:00h. e desça pela nova escada em espiral revelada no centro da sala.

Apanhe uma folha de fax jogada no chão, insira a senha 31597 (extraída da folha) no keypad e pegue a quinta e última pintura Obscura.

Retorne à sala em que Bouchard estava, num primeiro momento você pensa que ele escapou, saia da sala, aproxime-se da porta à esquerda, encontre Bouchard morto, apanhe uma chave que ele deixa cair, desça as escadas, entre na porta vermelha. Fale com o repórter Luddick, ele lhe oferecerá uma arma de gás por 800 euros, fica a seu critério adquiri-la ou não.

The Strahov Fortress
Adquira um kit médico dentro do container com as portas abertas, siga em direção do grande portão apenas para que aconteça a animação do guindaste movendo um dos containeres. Fique sobre alto da pilha ao qual o container movido pertencia, salte correndo, alcance o ar condicionado, salte sobre o muro à direita, suba na grade e salte sobre a passarela do muro.

Entre na porta lateral direita utilizando o cartão recebido do repórter, suba a escada de mão à esquerda, elimine o guarda, pegue sua arma, ative o guindaste através das alavancas. Desça a escada, atravesse a passarela, suba por outra escada de mão, vá para a cabine de controle do guindaste e aguarde a animação em que as torres de tiros são desabilitadas. Desça ao solo e entre pela porta disponível.

Vire à direita, existe uma pilha de caixas e duas caixas distantes, é um pequeno quebra-cabeça, solução:

- mova a caixa A até ela encostar-se à caixa embaixo da caixa E;

- mova a caixa B até ela encostar-se à caixa A e a pilha;

- fique sobre a única lacuna não preenchida no segundo nível da pilha, puxe a caixa C até a metade do local em que você está, vá para o outro lado da caixa e termine de empurrar o restante dela para ficar exatamente no lugar em que você a puxou pela primeira vez;

- mova a caixa D para cima da caixa B;

- mova a caixa D para cima da caixa A (seguindo o mesmo esquema da caixa C);

- empurre a caixa E para cima da caixa C.

Se você fez certo, Lara ganhará mais força nas pernas. Perceba que ao alto existe uma barra onde Lara pode prosseguir, entretanto, o cano está liberando vapor e impede que isto aconteça, então vá para o centro da sala, localize uma válvula ao alto, empurre duas caixas empilhadas para poder alcançar a válvula e gire-a, pronto agora você pode se pendurar no cano. Dica: Mate os cães antes de pendurar-se. Lembre-se de pressionar o botão de engatinhar para dobrar as pernas enquanto estiver pendurado.

Suba a escada de mão, acione a alavanca no painel, suba na viga sobre sua cabeça, salte para cima do duto de ventilação. Quando chegar à extremidade, fique de costas, pendure-se, solte, pendure-se novamente e engatinhe pelo duto.

Espere o guarda se afastar, caia sobre o pneus, mate-o e pegue um cartão junto ao corpo. Entre na porta à direita, desligue a energia, volte para perto dos pneus, atire no extintor de incêndio. Deixe a roda destruir os explosivos para você e então prossiga desviando dos lasers. Entre na porta à direita. Dica: Você pode entrar no quarto onde o repórter foi morto e recolher uma arma sobre a cama.
The Bio-Research Facility

Converse com o Dr. Muller, acione a estátua que não exala água, siga pela abertura, suba a escada de mão e acione o switch.

Entre na porta que se abriu no jardim e pressione o botão amarelo. Você verá uma série de câmaras com monstros dentro, suba a escada da esquerda, pendure-se no cano perto dos arbustos e alcance a passarela ao alto, gire as duas válvulas e caia na abertura na base da câmara em que o monstro saiu.

Existem dois meios de prosseguir, mas que ambos levam ao mesmo lugar: caindo na água e atravessando a grade destruída ou subir pela escada de mão.

Escale a trepadeira embaixo da porta e do lado esquerdo da árvore, alcance a passarela no topo da sala e acione um interruptor.

Gire a válvula, suba as escadas, atravesse a estreita passarela, escale o cano, siga pela esquerda pendurando-se na passarela superior, escale a trepadeira e chegue à plataforma que fôra movida quando o interruptor foi acionado. Desça duas escadas de mão, entre pela porta no canto pressionando o botão amarelo.

Da esquerda para a direita, gire às válvulas 1, 2 e 4, acione a alavanca e avance pela porta que a planta agora desbloqueou.

Mate o inimigo e apanhe o primeiro cartão de acesso junto ao corpo, suba a escada de mão. Siga pela direita, salte para a outra plataforma, pegue o segundo cartão de acesso após matar o inimigo e desça a escada de mão parcialmente destruída, partindo da primeira escada, siga pela esquerda, salte as plataformas sobre o telhado e alcance a passarela do outro lado.

Salte correndo para a passarela com um kit médico, isto fará Lara ganhar mais força, possibilitando que você alcance a plataforma com a escada. Escale o cano camuflado na trepadeira, pegue o terceiro e último cartão de acesso com o corpo após a animação. Dica: Um meio rápido de chegar ao solo é caindo na água.

Passe os três cartões nos leitores da porta perto da água. O caminho em frente finaliza a fase, mas se você quiser recolher mais alguns itens, siga por um túnel em meio ao gás tóxico descendo as escadas.
The Sanitarium

O jogador assume o papel de Kurtis. Pendure-se em quaisquer das bordas do final da passarela e solte-se, desça pela escada de mão, pendure-se na borda da passarela, solte-se e volte a se segurar. Entre no alçapão no meio da grade. Desça a escada de mão, salte até outra plataforma e adentre a porta.

Mate o zumbi que vem em sua direção, converse com o cara num dos quartos, aproxime-se da porta com o keypad e pressione o botão de ação, insira a senha 06289 conseguida através da habilidade mística de nosso personagem.

Mais adiante, apanhe um cartão com o cientista morto, volte ao refeitório (salão com todas as mesas e cadeiras destruídas), insira o item recebido no leitor da porta à direita. Suba as escadas, pegue um kit médico à direita, siga na direção oposta, digite a senha 38471 no terminal e prossiga para a porta que se abriu.

Após a animação, siga pela direita, arranque agrade e entre pelo duto de ar, chegando a uma pequena sala, continue pelo duto que está um pouco acima de sua cabeça, você estará no laboratório onde ocorreu a animação, arranque a grade e entre no duto.

Atire num dos cilindros amarelos, perceba que a escada de mão com os degraus destruídos, suba na plataforma que ela dava acesso, acione o interruptor e passe pelo exaustor agora desligado. Entre no duto de ar e vire à direita.

Maximum Containment Area

Abra as próximas duas portas metálicas e uma porta dupla, vire à direita, aproxime-se da segunda porta à esquerda e Kurtis utilizará novamente sua habilidade mística para conseguir uma combinação. Retroceda uma pouco o caminho, entre na porta verde e insira a senha 17068 no keypad, entre na porta em que Kurtis usou a habilidade, pegue um cartão com o guarda morto e passe-o no leitor do portão no final do corredor.

Não chegue perto do guarda na entrada do duto ou ele atirará, abra o portão no final do corredor por meio do cartão.

O monstro Proto Nephilim virá ao seu encontro, a estratégia é ficar andando em círculo ao redor da criatura e disparando incessantemente. São necessários quatro turnos, ou seja, o monstro foge e volta algumas vezes. Baixe a alavanca depois do combate.
Aquatic Research Area

Não desça pela escada de mão, caia pela parte sem grade, gire a válvula e aguarde o gás se espalhar pela sala impedindo que as torres de disparo focalizem você. Escale os canos, pendure-se na borda da parede e alcance a plataforma com o caminho a prosseguir.

Contra as torres de disparo no final do corredor, aproxime-se um pouco para Lara mirar automaticamente e então atire nos cilindros à direita, entre na porta ao lado e suba a escada de mão.

Salte no tanque direito, mergulhe, atravesse a janela destruída, baixe a alavanca à esquerda, siga pelo lado oposto e chegue às passarelas da superfície. Vá para a porta que se abriu.

Ative o elevador através do interruptor à direita e utilize-o para chegar ao nível inferior, baixe a alavanca no final do corredor e volte à área principal.

Suba as escadas à sua direita, empurre a caçamba para cima da plataforma quadriculada, pressione o botão e a caçamba será movida até a outra ponta. Empurre a caçamba para dentro da instalação, baixe a alavanca e ela se encherá de vísceras de algum animal, leve-a até a posição inicial que você a encontrou.

Suba a escada de mão próxima de alguns blocos, vá para o final da plataforma, escale os canos, pendure-se na borda e caia na outra plataforma, pressione o interruptor, suba na plataforma móvel que o levará até uma porta a qual você deve adentrar.

Acione o switch seguindo pela esquerda, ele baixará a caçamba com a “refeição” do monstro dentro do tanque que ficará de satisfeito e não lhe incomodará tanto como antes.

Mergulhe no tanque, baixe a alavanca 1, entre na abertura 2 (parede oposta, não é a mostrada na animação), logo após Lara vestir seus trajes de mergulho, baixe a alavanca 2, agora sim entre na abertura no fundo do tanque mostrada na animação anterior.

The Vault of Trophies

Vire na segunda à direita, nade pelo túnel, encontre o caminho que o levará à superfície, apanhe o aqua-lung (selecione-o no inventário para Lara utilizá-lo) e bandagem. Mergulhe novamente, encontre uma parede de tijolos submersa, derrube-a pressionando o botão de ação. Você estará numa sala com várias estátuas, cada estátua possui um nome escrito nas costas e uma corrente, puxe as correntes das estátuas Limoux e Vasiley e nade para o túnel revelado no teto. Dica: Derrube os tijolos no alto da sala com as estátuas e tenha um lugar para obter oxigênio.

Baixe a alavanca, vá realizando saltos curtos pelas plataformas (comece pela segunda da esquerda para a direita). Baixe a alavanca perto da lareira e apanhe o item no esconderijo atrás da prateleira. Puxe a corrente, escale a parede que antes era ocultada pelo quadro gigante e alcance a plataforma de madeira. Pendure-se na grade no alto da sua plataforma, avance pela outra grade, caia sobre o lustre e recolha a pintura Obscura. Perceba que o fogo da lareira se apagou, possibilitando que engatinhar pela abertura, nade pelo túnel subaquático e prepare-se para a fase seguinte.

Boaz Returns

A primeira coisa que você se preocupa é com a pouca munição, mas isto não é um problema, visto que quando ele acaba, você pode apanhar mais jogada no chão, basta procurar.

Vamos ao que interessa, atire na face da mulher que o monstro engoliu durante uma animação da fase Bio-Research (embaixo das mandíbulas) até que o monstro comece a espirrar ácido pelos quatro poros. Você tem de atirar nestes poros, mas acontece que são vários alvos e Kurtis sempre mira no principal, então enquanto estiver mirando, pressione o botão de cambalhota, isto fará o alvo ser mudado para um dos poros.

Após destruir os quatro poros, vem a segunda parte do combate que você luta contra uma vespa voadora que sai de dentro do monstro, não há muito segredo, apenas atire e salte quando ela atacar com a garra.

The Lost Domain

Vire à direita, deslize pela rampa, salte sobre as ruínas agrupadas, dê um salto curto para a próxima ruína, suba na passarela (penúltima dobra) à direita, baixe a alavanca, volte pela passarela e apanhe um kit médico.

Baixe a alavanca seguinte, a porta se abre por pouco, você tem de correr e saltar as plataformas distantes sem pegar desvios, mas o segredo fica por conta de começar a correr e saltar durante a animação da porta abrindo ou o tempo não será suficiente.

Suba a escada de mão à esquerda, na hora de deslizar pela rampa, jogue o direcional para a direita e pendure-se na plataforma, baixe a alavanca e aproxime-se da porta.
Eckhardt’s Lab

Deslize a rampa e salte na plataforma à esquerda, dê um salto para alcançar o outro lado do poço de lava.

Na sala seguinte, pegue o Alchemic Phial 1 sobre a mesa no canto da sala (há também um pequeno kit médico embaixo da plataforma), baixe a alavanca, suba a escada de mão, insira o item no receptáculo. Ainda no alto, fique perto da escada de mão que o levou até lá, salte sobre a jaula maior, caminhe um pouco e você cairá dentro dela onde poderá recolha o Alchemic Phial 2.

A jaula começara a baixar, fique no topo dela, aguarde a total descida, pegue o Alchemic Phial 3 na abertura um pouco acima de sua cabeça. Escale a parede, aperte o botão de salto quando estiver na parte mais alta para realizar um salto de costa que o levará de volta ao piso da sala.

Insira os itens em seus respectivos receptáculos (um embaixo do primeiro receptáculo e outro perto do poço de água fervente). O líquido mostrado na animação retirará o excesso de calor contido na água, possibilitando mergulhar e apanhar o shard no fundo do poço. Desça a rampa depois da passagem revelada.

Inicia o combate com Eckhardt. Ele começa com alguns ataques elétricos e de flamejantes, basta ficar abaixado. Após eles criar três clones de monstros, fique no centro da sala, aguarde o ataque e salte quando eles estivem bem próximos, neste momento Eckhardt torna-se vulnerável, dispare até ele se ajoelhar, então aproxime-se dele e Lara cravará uma das adagas (shard). Repita este procedimento três vezes.

O chefe real se apresenta: Kabal.

Pegue a luva de Eckhardt, pressione o botão atrás de um dos pilares, suba todas as escadas de mão, apenas salte para cima do Sleeper e curta a animação final.



Se preferir você também pode fazer download esse detonado em modelo PDF.




Esse era pra ser o primeiro de uma trilogia de nome: “The Next Generation”, porém como o jogo não caiu no gosto dos fãs (e de qualquer um, cá pra nós), o projeto foi abandonado e a Core perdeu o título de desenvolvedora do jogo; passando para a Cristal Dynamics, que desempenhou um belíssimo trabalho com TR: Legend e Anniversary.