• On Lara's Trace: Twitter - Siga-nos no Twitter e receba em tempo real, as notícias mais recentes sobre Tomb Raider!
  • Tomb Raider VIII: Underworld - Lara Croft vai até o submundo em busca do paradeiro de sua mãe desaparecida; nem que para isso tenha que enfrentar alguns fantasmas do passado.
  • Tomb Raider: Underworld - Beneath the Ashes - Lara volta às criptas da mansão para encontrar uma fonte de energia mística que seu pai mantinha em segredo.
  • Tomb Raider: Underworld - Lara's Shadow - Jogue com a Doppelganger de Lara e descubra o fim da história que começou em Underworld.


17 de novembro de 2008

Tomb Raider 8: Underworld



Durante Gerações, histórias são contadas sobre a amedrontadora arma do Deus Nórdico Thor. A lenda diz que quem possuir o martelo terá poderes capazes de esmagar montanhas e até mesmo a força para destruir deuses. Por milhares de anos a existência desse martelo era apenas um mito... Até agora.

Em ruinas antigas encontradas submersas no Mar Mediterrâneo, Lara Croft descobre provas sobre a existência do submundo nórdico e do mítico martelo, e ela está disposta a revelar todos os segredos por trás desses mitos.

A perigosa jornada de Lara a levará a um poder esquecido, que se libertado, poderá assolar toda a raça humana.

"Eu preciso do cinto de Thor para pegar seu martelo, e eu preciso do martelo para matar um Deus!"

______

De fato é um jogo para Xbox 360. Em todas as outras plataformas, nenhuma conseguiu superar ou ficar no mesmo nível da gigante Microsoft. Porém a qualidade vista no console de Bill Gates, não é nenhuma novidade nem nehum avanço tecnológico, a qualidade deste game está um pouco melhor que "Tomb Raider: Anniversary" para PS2.

As fases para Xbox 360, Ps3 e PC (infelizmente não temos informações sobre o Wii), são bem maiores do que foram para PS2, a fase da Tailândia foi cortada pela metade e boa parte modificada, assim como a última fase que teve seu puzzle retirado.

A qualidade do jogo é horrenda para PS2! Os movimentos de Lara foram totalmente renovados para que ela pareça mais real - ponto para CD! - porém na versão de PS2 isso não vale de nada, já que os comandos não respondem na maioria das vezes e quando respondem ela não faz o que você queria - seria isso na verdade uma avanço na Inteligência Artificial?

Agora vamos para a parte que mais me decepcionou e é igual em todas as plataformas: A História! Que merda foi essa?! Só tivemos esse jogo assim por que em Legend, descobrimos que a mãe de Lara foi para Avalon, agora descobrimos que foi para Helheim... Lara menciona sua mãe no começo do jogo e na hora que encontra ela no fim! Durante a história vemos uma Lara cega por ambição, onde sua vontade de possuir o martelo tomou lugar da vontade de encontrar a mãe.

Mas você dirá que ela precisava do martelo para encontrar a mãe. Agora eu lhe respondo, por que então só a mãe de Lara estava em Helheim? Notaram que não lutamos com nenhum outro humano-zumbi-nórdico? Como ela virou um zumbi? Se foi só por que ela chegou lá, Lara também deveria ter virado uma... A morte de Alister foi totalmente sem sentido e não tinha fundamento nenhum para o andamento da história, a morte dele não revelou nem acrescentou nada a mais para a história. E que diabos a Excalibur tem a ver com Helheim, então? São duas mitologias diferentes!

Aquela imagem que eles quiseram trazer para Lara de uma pessoa com sentimentos foi por água abaixo com TR:U, quando eu jogo só consigo ver uma Lara mercenária e ambiciosa, assim como Natla.

E só concluindo... Se Aqueles enormes pilares não fizeram Natla morrer esmagada em Aniversary, por que uma martelada na cabeça vai adiantar?

NOTA GERAL:

O jogo é para Xbox 360 sem dúvidas. Mas ainda muitos bugs nos movimentos, dificuldade imensa para se jogar, fases decepadas em mais da metade tudo isso para PS2 e uma história PODRE, fazem TR:U receber um nota 2. Um dos piores jogos da série.




E ainda temos para vocês alguns wallpapers exclusivos, clique e faça o download!













Detonado de Tomb Raider Underworld Playstation 3

Mediterrean Sea

1 – The path to Avalon (10/26)

Ao mergulhar, use o sonar para encontrar a cabeça de pedra gigante e fique de frente para ela, mas mantenha distância. À esquerda, procure por uma gruta camuflada pelas algas nas pedras e pegue o treasure 1. Atrás dessa gruta, um pouco à esquerda, há um conjunto de pedras, dê a volta nelas para encontrar o treasure 2 em outra pequena gruta atrás dos corais.
Em um dos olhos da cabeça da estátua citada, encontra-se o treasure 3. De frente para a cabeça, nada para a direita de Lara e localize outra gruta no último conjunto de pedras para encontrar o treasure 4. Visite a caverna que está de frente para a cabeça citada para pegar o treasure 5 e uma manivela. Leve o item para a caverna da cabeça, use-a na parede em frente e faça o mesmo com a segunda manivela no chão logo abaixo.

A figura é um conjunto de três círculos, acione a manivela do meio para a figura do olho ficar para cima. Então, acione duas restantes para que os outros dois olhos fiquem voltados para o centro e assim, abrir a passagem. Antes de avançar, nade para a abertura logo acima para pegar o treasure 6. Ao longo da caverna submersa, pouco antes de ver “algo” se escondendo, pegue o treasure 7. Saindo da água, quebre os jarros juntos à parede do lado oposto ao corredor para pegar o tresure 8 ( lembre-se do formato do jarro, pois os demais tesouros estão dentro deles).O treasure 9 está atrás da rampa, dentro d’água, mais adiante no corredor enquanto o treasure 10 está no alto da parede, em um dos cantos, ao lado das três barras horizontais.

Saindo da água mais adiante, escale a parede e encontre a barra lateral solitária. Use a parte da parede que permite ser escalada para pegar a barra e acessar o outro lado do salão. Use o gancho na cabeça da estátua e puxe-a para travar o botão no chão, depois deposite os dois blocos próximos sobre o segundo botão e acione a alavanca do centro.

2 – Niflheim (19/26)

Logo na primeira plataforma do corredor localize uma abertura na parede para pegar o treasure 11. Logo que chegar do outro lado do corredor, ao pé da estátua, pegue o treasure 12. No alto da escada, à direita na entrada do corredor, está o treasure 13. Mais á frente está o Kraken bloqueando o caminho.

Vá pelo corredor á direita e desça pela parede do primeiro buraco. Bem ao lado, desça o lance de escada na direção do polvo e siga para a direita. Olhe atrás da pedra no canto para encontrar vasos com treasure 14. Bem ao lado há um lance de escadas, suba rápido e ignore a entrada, indo pegar o treasure no final do corredor.

Use a passagem anteriormente ignorada chegando a uma engrenagem gigante. Use o gancho para puxar a coluna e soltar o tentáculo, depois, escala a parede até a alavanca e acione-a. Fique sobre o braço esquerdo da estátua e mergulhe em um ponto seguro. Sob a água, junto ao monstro, procure o treasure 16. Na água, suba o lance de escadas com o treasure 17 para ter acesso ao outro lado do salão.

Antes de avançar pela passagem à sua frente, pegue o treasure 18 no final do corredor à esquerda. A citada passagem o leva até outras engrenagens gigantes. Fique sob a corrente e use o gancho em uma argola na engrenagem para puxa-la. Escale a parede, pule sobre a coluna e acione a alavanca. Use o braço da estátua na sala central para pendurar-se na fenda da parede acima do polvo e acione a alavanca central. Atire nos elos danificados da corrente para soltar a plataforma central, mas não desça ainda. Salte de uma parede para outra em um dos pontos em que estavam as correntes, para encontrar o treasure 19 na plataforma acima.

Mergulhe, acione a alavanca atrás de onde o monstro estava e avance pela nova passagem. No corredor adiante, escale a parede até o outro lado do primeiro buraco e equilibre-se sobre a plataforma no segundo.

3 – The norse connection (26/26 e 1/1 relic)

Ignore a sala da esquerda e escala a coluna da direita, chegando a outra sala com dois blocos. Pegue um, fique sobre o botão para abrir a porta e aperte quadrado para lançar o bloco na sala adjacente. Repita o processo e mergulhe para sair antes da porta fechar. Deixe os blocos sobre um dos botões no salão e pise no outro. Agora lance o gancho no portão e puxe-o. No salão com a estátua de Thor, pegue o treasure 20 em um dos cantos. Naquela sala ignorada no começo, pegue o treasure 21 e no final do corredor acima, o treasure 22. Ao final da próxima sala encontra-se o treasure 23.

Use as colunas para chegar à plataforma e alcançar outro corredor, após o trecho estreito com o treasure 24 logo ao lado. No alto do salão onde matou o Kraken, use o gancho para chegar ao outro lado e pague o treasure 25 ao lado da pilha de pedras. Escale essas pedras, pelo outro lado e após escorregar pela rampa, pendure-se na beirada ao lado e siga pendurado para a direita para encontrar o treasure 26. Salte para a plataforma ao lado e siga a pequena passagem até a Relic. Faça o caminho inverso até àquela rampa e desça usando a parede do fundo. O resto é basicamente voltar para seu barco e chegar a um navio.

4 – God of Thunder / Realm of the Dead

Escale pela âncora, depois use os contêineres para chegar ao ponto mais alto e continue até entrar no interior do navio. Após a cena com Natla, o navio começa a afundar. O caminho termina ao escalar duas paredes.

Coastal Thainland

1 – Remnants (10/30)

Dentro d’água, na abertura do paredão, está o treasure 1. Suba na plataforma e escale a parede, seguindo para o lado direito para pegar o treasure 2. Mergulhe e escale o paredão para o lado direito até se pendurar em uma viga, então salte para trás e suba no beiral. Vá até o limite e salte para frente, chegando em uma rampa com uma barra lateral que dá acesso a uma escadaria adiante. Na lateral da escada há um ponto de escalada que leva ao treasure 3. Suba e continue escalando a parede adiante até avistar um ponto isolado (sobre a água) com o treasure 4. Salte até lá para pagá-lo, depois pule para o penhasco e escale de novo, chegando a um ponto onde deverá usar o gancho para cruzar um buraco.

No final do caminho, pegue o treasure 5 (decore o tipo de vaso) e salte entre as colunas para se agarrar e ter acesso a outro ponto de escala ao lado. No alto, siga pendurado para o outro conjunto de colunas para escalar até o topo da parede. Adiante há um conjunto de colunas que deve ser usado para descer em segurança até um rio. No final deste há um pequeno lago, pegue o treasure 6 atrás da mureta e use o conjunto de colunas mais adiante para escalar. Em um trecho, deve-se saltitar entre duas colunas até o topo. Neste ponto, localize uma caverna na parede do lado oposto a escada e pegue o treasure 7. Lá, o salto da lateral da coluna deve ser preciso. Chegando à citada escada, siga pendurado para a direita antes de subir por ela, para pegar o treasure 8.

No andar acima, use a barra lateral à esquerda da escada para chegar ao alto do muro. Pendure-se no final deste para chegar a duas barras laterais até o treasure 9, ao lado da cachoeira – use o pedaço de coluna vertical ao lado para voltar. Seguindo pela escada do templo, siga pendurado pelas laterais da parede no corredor. Ao fundo da passagem, use a parede para alcançar a viga lateral e pegar o treasure 10 ao lado, antes de seguir saltando por outras vigas até a escada.

2 – Bhogavati (23/30)

À sua frente há uma plataforma com uma alavanca. Por hora, siga para o lado esquerdo e desça pelo vão da parede, então use o gancho para chegar do outro lado, pegue o treasure 11 e um bastão, que deve ser usado na coluna. Suba e fique de pé sobre o bastão para saltar para a coluna ao lado. Escale a parede e salte sobre o alto das colunas para chegar à lateral do sistema de roldanas. Pendure-se na barra vertical ao lado e aperte triângulo para arranca-la. Volte até depois de usar o gancho, então se pendure na parede junto à coluna e salte para o ponto abaixo do sistema de roldanas.

Desça pela parede ao lado e volte àquela plataforma ignorada para acionar a alavanca. Ao fazer isso, lance o gancho na argola para não morrer, então desça. Detone os lagartos e ignore as estátuas móveis por agora. Desça por um dos corredores laterais até outra estátua. Use o gancho nela e desça pelo buraco, onde se encontra o treasure 12. Examine a parede à esquerda para encontrar um trecho de escalada. No alto, use o conjunto de vigas laterais para subir até o alto do portão, tendo acesso a uma grande área com colunas e muitos lagartos. Ao fundo, escale a parede à esquerda para chegar ao treasure 13. Ao lado, salte entre a coluna e a parede ao fundo para chegar a uma plataforma com um portão ao lado.

Dê a volta na coluna da plataforma onde você está e escale-a até o topo, de onde poderá usar o gancho para chegar até a primeira Gem. Ao pega-la, prenda o gancho no suporte e desça um pouco pela parede ao lado, então dê um salto para ter acesso a uma coluna que conduz ao treasure 14. Desça e procure a parede ao fundo da sala, entre as escadas para avistar e pegar o treasure 15. Volte e continue escalando a parede, então visite a área com escada à esquerda para obter o treasure 16. Aqui, pendure-se na parte da frente da área e solte para chegar ao treasure 17 logo abaixo.

Agora vá para o outro lado da sala, perto das escadas e escala a coluna para obter a segunda Geme abrir o portão abaixo de você. Prenda o gancho no suporte e desça até o portão. Passando o primeiro buraco no corredor, fique de pé na barra lateral e pendure-se no ponto acima. Siga para o lado esquerdo, fazendo o caminho inverso (por cima) usando as vigas laterais para chegar ao treasure 18. Pendure-se do lado do corredor de entrada e faça o caminho até depois daquela barra lateral, então avance e use o gancho para descer do outro lado. Ao final da escada procure o treasure 19 no fundo da área à direita, depois escale os destroços. No alto da primeira coluna, salte para a parede do lado para encontrar o treasure 20. Volte para o alto da coluna e continue o caminho até o alto da plataforma. Pendure-se e solte para se agarrar logo abaixo, tendo acesso a outro conjunto de vigas laterais. Chegando a mais baixa, salte para o alto da coluna ao lado e siga pendurado pela parede até o treasure 21. Faça o caminho inverso e continue escalando a estrutura central até chegar a um corredor sem chão. Siga pelos pontos de escala da parede até acessar as barras laterais para continuar. Ao final desta, encontra-se o treasure 22 e mais adiante, uma estátua segurando duas plataformas. Pise na mais alta para que a estátua gigante ao fundo baixe o braço. Vá até a mão dela e use uma Gem. Volte e pise na outra plataforma para erguer o braço novamente.

Use o gancho para puxar um suporte junto das plataformas e use-o para descer. Lance novamente o gancho, dessa vez para subir do outro lado. Puxe a jaula e use-a como plataforma, pegue o treasure 23 ao fundo da sala, depois escale a coluna e pendure-se na barra lateral do braço da estátua. Desça rapidamente e puxe a jaula para baixo da plataforma sustentada pela estátua. Deposite a Gem restante na mão da estátua gigante, tire a jaula debaixo da plataforma e desça. O resto é simples: posicionar as estátuas para refletir a luz no cristal.

3 - The Ancient world (27/30/1)

Na sala adiante, pegue o treasure 24 atrás da estátua e depois use o gancho para puxa-la e quebrar o chão. Durante a descida, localize uma argola a lance o gancho para sobreviver. Aproxime-se da figura na parede e abra a porta. À esquerda, use o gancho para descer e pegar o treasure 25. Suba de volta e, próximo da árvore no centro do salão, desça pela parede ao fundo para usar a luva de Thor e girar a estrutura central no sentido anti-horário. Pegue o treasure 26 no compartimento. Quando parar, salte para o resto da plataforma à esquerda e use o gancho para chegar ao outro lado. Preste atenção na parede, pois há um espaço entre as colunas e a estrutura. Passe por esse canto para dar a volta e continue empurrando até o limite. Use o gancho para voltar na lateral da plataforma central, suba e vá pegar o treasure 27. Desça por trás da estrutura central e termine de gira-la até a saída.

Antes de atravessa-la, pendure-se na lateral voltada para a estátua e use o gancho para chegar ao chão. Passe pelo vão entre a estrutura e a parede e continue empurrando até o limite. Use o gancho para voltar à estrutura central e termine de girar, formando uma ponte até a Relic atrás da estátua. Agora desça pela lateral da ponte e puxe-a um pouco, ficando próxima da plataforma de saída acima. Volte para a parte de trás da base da estrutura e escale-a, seguindo para a saída.

4 – Puppet No Longer (30/30)

Use o gancho e corra na parede o mais próximo possível da água, então salte para se agarrar na plataforma atrás de Lara. Escale até a barra lateral para abrir uma passagem submersa. Dentro da água, antes de avançar, pegue o treasure 28. O corredor submerso é longo, então seja rápido e fique atento para pegar o treasure 29 antes de abrir a porta no caminho – há um ponto no teto para respirar, então siga até seu barco.

Croft Manor

1 – Protected By The Dead (13/13/1)

Destrua o vaso ao lado para encontrar o treasure 1 (decore o tipo de vaso). Ao lado da coluna de madeira adiante está o treasure 2. Chegando ao salão, use a plataforma da esquerda para chegar ao treasure 3, depois use a barra vertical ao fundo para chegar ao treasure 4. O treasure 5 encontra-se sob a plataforma da direita. Suba por essa plataforma e siga pela seqüência de barras verticais adiante. Mais a frente, use a barra lateral solitártia para subir no canto da parede e encontrar o treasure 6. Arranque o bastão e desça a escada, pegando treasure 7 no caminho, e suba pela outra escada, do outro lada da sala com a alavanca giratória, e use o bastão na parede para chegar ao treasure 8.

Na sala abaixo, pegue o bloco e leve-o para o corredor à esquerda, deixando-o sobre o botão que abre o portão mais adiante. Nesse mesmo corredor, pegue outro bloco e deixe-o com o primeiro. Feito isso, volte um pouco no corredor para pegar a Relic na pequena passagem aberta. Depois pegue os dois blocos e lance-os para o outro lado do portão. Use-os sobre o botão atrás da estátua para ascender uma luz (e manter os portões abertos). Vá até a sala do mecanismo giratório e examine as alavancas da estrutura ao fundo para projetar a sombra das lâminas e reproduzir a silhueta dos dois anjos no vitral para destrancar a porta.

Gire a manivela ao centro para abrir a porta logo acima. Rapidamente suba pela lateral da coluna, salte e lance o gancho para se pendurar no teto e projetar-se para o outro lado da porta. Diante da escada, encontre o treasure 9 e, no final do corredor, o treasure 10.
Após uma cena, encare os dois monstros (atire neles até atordoados, aproxime-se e aperte triângulo para elimina-los) e use a luva de Thor para mover a coluna no sentido anti-horário, deixando-a entre a coluna fixa que tem uma lâmpada e uma jaula. Use a jaula como plataforma para subir na coluna e ter acesso à plataforma com treasure 11. Mova a coluna para o outro lado da jaula, tendo acesso ao treasure 12 na próxima plataforma, e a uma passagem onde está o treasure 13. Acione a alavanca no final do corredor para voltar à mansão e refazer aquele caminho do início do jogo. Após encontrar seus amigos, suba na coluna ao lado da lareira para alcançar a barra lateral e pular a parede de vidro.

Southern México

1 – The Unnamed Days (9/50)

Siga de moto e detone os vasos no portal adiante e após o primeiro buraco, para obter os treasure 1 e treasure 2. Em frente ao templo adiante está o treasure 3. Escale as colunas em frente e continue na parede do templo, para chegar a uma passagem à esquerda. Lá dentro, use o gancho para puxar a alavanca e pendure-se para ter acesso à passagem mais abaixo na parede. Pegue o treasure 4 e a cabeça sobre o altar, então use as paredes laterais para subir. Continue com sua moto, mas não deixe de pegar os treasure 5, treasure 6 e treasure 7 junto aos muros antes do túnel. No templo adiante, pegue os treasure 8 (atrás do muro à esquerda) e o treasure 9 (na entrada do templo).

2 – Xibalba (28/50)

Use a cabeça sobre a base da alavanca no centro do círculo e gire a alavanca até o anel de pedra do meio ficar com a figura alinhada ao círculo maior. Depois mexa no pedestal ao fundo e gire o círculo maior para deslocar o menor para o centro, gire este para alinhar a figura e por fim volte a alinhar o círculo maior. Volte para sua moto e siga a trilha à direita para pegar o treasure 10 na entrada do portal no caminho. Vá até a bifurcação. Siga pela cavarna à esquerda e atenção ao subir o barranco após o túnel para pegar o treasure 11 e o treasure 12 – um deles está atrás de uma árvore. O resto do caminho o leva até o outro templo. Na base da escada à esquerda encontra-se o treasure 13 e um bastão, enquanto no alto à direita, está o treasure 14. Sobre uma das duas colunas à direota, está o treasure 15. Já o treasure 16 encontra-se à esquerda das colunas diante do templo. Use o bastão na coluna e, ao final, agarre-se na trave entre elas. Ao entrar no templo, pegue o treasure 17 antes de usar as barras para subir – no alto da coluna está o treasure 18.

Desça dentro do templo, pegue o treasure 19 no buraco da parede e suba pelo outro lado, encontrando o treasure 20. Siga para o ponto alto, até avistar a argola. Lance o cabo, ande para o lado e puxe-o para derrubar o bloco, abrindo uma passagem. Desça e solte-se no ponto em que Lara fica com os pés na parede, para se agarrar à área de escalada.

Ao fim da descida, use o bloco para ter acesso a uma cabeça. Use a coluna sem a parte do meio para se agarrar na parede e chegar ao treasure 21. Agora, use o pedaço de coluna para dar a volta pela parede ao redor da sala e voltar à superfície. Volte de moto até aquela bifurcação e entre no vale adiante, para coletar os treasure 22 ao treasure 26. Siga de moto pelo caminho restante, chegando em outro templo. Deixe o bloco sob o bocal na parede, pegue o bastão caído no chão e encaixe-o no bocal, pendurando-se para abrir a passagem ao lado – não deixe de pegar o treasure 27 ao lado da porta.

Ao entrar, pegue o treasure 28 e bote a cabeça no ponto vazio do círculo de pedra, então repita o processo de alinhamento das marcas para abrir uma passagem no vale abaixo. Volte para a moto e siga rapidamente para a passagem do vale antes dela fechar. Se isso acontecer, visite o primeiro círculo de pedra e alinhe as figuras para abrir a passagem.

3 – The Midgard Serpent (48/50)

Siga de moto com cuidado até o buraco sem as rampas e não deixe de pegar o treasure 29 no caminho. Ao avistar um buraco sem as rampas de madeira, pare. Use as barras verticais na parede ao lado para alcançar o trecho da coluna que suspende as rampas, então prossiga de moto até o grande salão – do lado de dentro, em um dos cantos da porta, está o treasure 30. No meio do salão, procure um bastão e coloque-o na mão de uma das estátuas – escale a parede da porta por onde entrou e, no alto, pegue o treasure 31. No alto da escadaria ao fundo há outro bastão, faça o mesmo com a estátua restante para erguer a estrutura central.
A estrutura central mostra quatro encaixes coloridos. Cada estátua com o bastão deitado no colo, abre passagem para uma sala. Gire a estátua (no sentido anti-horário) correspondente ao encaixe branco.

Na sala, passe rapidamente assim que as paredes se recolherem e dê um mergulho no final. Pegue a placa de pedra e use o gancho para puxar um bloco até onde você está. Use-o para subir numa das paredes laterais quando elas se fecharem. Pegue o treasure 32 e, para sair, pendure-se assim que as paredes abrirem. Solte-se e dê um mergulho adiante.

Para entrar na sala correspondente à cor azul, use o gancho na parede à direita, salte para a plataforma ao lado e escorregue até a porta onde se encontra o treasure 33. Não há perigos para pegar a placa de pedra, nem coletar os treasures 34 ao treasure 36 – este último, está acima da porta e, para chegar lá, é preciso pular sobre uma das cabeças de pedra na parede.

Ao abrir a porta correspondente a cor amarela, olhe para a direita para ver algumas colunas com caveiras.Use o espaço na parede entre elas para chegar ao ponto de escalada, se pendurar na lateral da parede no ponto mais alto e saltar para a parede vizinha. Chegando ao final, agarre-se na coluna e salte e salte para a plataforma ao lado, para pegar o treasure 37. Pule para o alto da coluna e siga pelas demais até chegar a mais baixa, então pule para a estrutura de pedra ao lado. Dê a volta nesta estrutura para chegar a uma barra lateral até a coluna ao lado, de onde poderá saltar para uma viga lateral e, daqui, até a porta. Atenção com as lanças que saem do chão e do teto. Quando avançar, abaixe-se para evitar as espadas. Obtendo a placa de pedra, escale a parede direita e salte por cima das lanças, usando as espadas como plataformas até o treasure 38.

Ao abrir a porta restante, suba a escada que leva à porta onde você pegou a placa branca. Na lateral dela há uma viga na parede, use-a para chegar ao alto da coluna e, dela, para a viga que dá acesso à parede. Na segunda barra lateral, fique sobre ela para saltar e se agarrar na fenda na parede. Ao final dessa, salte para trás e use as barras que ligam as duas colunas para chegar à viga da parede em frente. Ali está o acesso à porta onde se encontram os treasure 39 e treasure 40. Dentro da sala, pegue o treasure 41 e o treasure 42 bem acima da porta.

Passando a primeira labareda de fogo, fique de pé sobre a barra lateral acima de você e espere a cabeça de pedra do chão cuspir fogo. Rapidamente, ande até a ponta da barra e salte para a barra seguinte, por cima das labaredas e desça antes da cabeça abaixo soltar uma baforada. Novamente, agarre-se na barra lateral, fique de pé sobre ela e, após o fogo, salte para a barra logo acima. Fique de pé sobre ela e salte para a seguinte assim que o fogo da parede cessar. Obtendo a placa de pedra, o processo de volta é igual ao de entrada. Ao depositar as quatro placas de pedra na estrutura central, empurre as quatro estátuas até o centro. Depois deixe sua moto sobre um botão no chão e pise no outro para abrir caminho.

Pegue a moto e avance o longo corredor e colete os treasure 43 antes da rampa e o treasure 44 depois da rampa. Siga até chegar a uma cabeça de estátua. Pegue-a e siga adiante, pegue os treasure 45 e treasure 46, até o salão com um tanque de líquido mortal. Enquanto dá a volta no salão, livre-se dos mortos vivos atacando-os e finalizando apertando triângulo. Tendo acesso à cabeça da serpente que derrama líquido, pule na barra lateral dela para fechar a boca e esvaziar um pouco o tanque. No final da sala há uma parede que deve ser escalada. Use-a para voltar à entrada. Pendure-se na beirada para achar um ponto para escalar. Desça pelas colunas até o ponto mais baixo, então seja rápido para seguir pendurado e saltar para o ponto seguinte antes de tudo cair.

Siga equilibrando-se nas vigas laterais até o outro lado. Agarrando-se no ponto de apoio na coluna adiante, suba e salte entre as colunas para chegar ao final do caminho. Suba na pedra e lance o gancho para se balançar e chegar ao outro lado. Lá, use o gancho no escudo da estátua de Thor e puxe-o, depois se pendure nele para prosseguir e pegar o treasure 47. Pendure-se na barra lateral da cabeça da serpente para esvaziar um pouco mais o tanque. Escale a coluna adiante para chegar ao centro do salão. Use o gancho no parafuso gigante e puxe-o para abrir o peito da estátua – use a coluna para chegar lá – pegue o treasure 48 na lateral da coluna, à direita da estátua.

4 – Land Of The Dead (50/50/1)

Obtendo o cinto de Thor, desparafuse a peça para a cabeça da estátua ficar baixa. Empurre a grande coluna até o fim e então use o gancho na boca da estátua de serpente para se projetar até a plataforma na lateral do salão – feche a boca da serpente logo em seguida. Use os vão da parede ao fim do caminho para voltar às vigas laterais, atravesse para o outro lado e salte pelo topo das colunas até o martelo da estátua para pegar a Relic.

Use o gancho na boca da estátua de serpente mais acima e, rapidamente, balance para a parede em frente à entrada do salão. Com as luvas de Thor, puxe a pedra para revelar os treasure 49 e treasure 50. Vá para sua moto e faça o caminho de volta para a superfície. Tenha cuidado no corredor final, pois há um ponto que você deve suspender uma rampa para avançar. Use a cabeça da estátua que coletou ao lado da alavanca para abrir a saída.

Jan Mayen Island

1 – Gate Of The Dead (6/30)

Siga com a moto e abra o portão usando a luva de Thor, então pegue o treasure 1 ao lado. Ao longo da gigante descida em espiral, acelere com cuidado para não cair nos buracos e use a curvatura da parede em alguns trechos. Ao final da descida, procure os treasure 2 e treasure 3, então pegue três objetos de pedra e encaixe-os na imensa coluna ao centro. Use as luvas para achar um ponto de interação com a coluna: o objetivo agora é combinar a figuras na qual você está tocando com o desenho no chão – feito corretamente, um feixe de luz aparecerá. Com a coluna de pedra em atividade, escale-a para encontrar outras três figuras e combina-las para abrir o portão, além de encontrar os treasure 4 ao treasure 6. A escalada não será fácil. Tenha cuidado apenas com os jatos de vapor. O processo de descida é igual ao de subida, ou seja, atenção na hora de se soltar de um ponto para se agarrar no de baixo.

2 – Valhalla (29/30)

Ao entrar, pegue os treasure 7 ao treasure 9 no corredor inicial. O ambiente é um labirinto, porém simples de decorar. Explore cada canto dele, encontrando os treasure 10 ao treasure 20. Chegando à saída do labirinto, puxe um bloco junto a uma rampa e posicione-a próximo da barra horizontal, então se pendure nela para abrir um portão do lado oposto de onde você está. Seja rápido para chegar do outro lado do portão com sua moto para encontrar o treasure 21. Volte àquela barra e puxe o bloco para a parede ao fundo, deixando-o sob o bocal. Pegue o bastão no chão e encaixe-o no bocal, então se pendure para abrir outro portão. Pegue sua moto e faça, rapidamente, o caminho inverso rumo ao portão de entrada, mas passe direto. O portão que se abre está à esquerda do último corredor, local da Relic.

Vá para o final do labirinto e saia pela passagem no alto da parede, tendo acesso a um salão com martelos gigantes – pegue o treasure 22 ao lado da porta. Ao avançar, a estrutura se quebrará. Pule para a lateral da coluna adiante e siga pendurado até o final, saltando para uma barra de ferro. Vá até a ponta dela, sobre a rampa, para escorregar até uma viga lateral.
O caminho pendurado é obvio, mas após saltar entre uma parede e outra para subir, pule na coluna ao lado e solte para o ponto abaixo. O trecho seguinte também é evidente. Chegando ao alto de outra plataforma, ignore a passagem ao lado e avance até o outro lado da ponte (que se quebra). Visite a passagem próxima para encontrar o treasure 23. Volte e siga por aquela passagem ignorada para encontrar o treasure 24 e dois pêndulos de pedra. Pendure-se em um deles e, no alto, salte para uma das barras das engrenagens. Fique de pé e agarre-se na corrente, passando com cuidado pelas engrenagens no corredor adiante. Chegando a um dos martelos, espere ele se aproximar da entrada e pendure-se nele, dando a volta no sentido anti-horário. Salte para a parede quando chegar ao outro lado, seguindo pendurado para o martelo parado adiante. Entre na caverna passando com cuidado pelas engrenagens e colete o treasure 25 ao lado da porta. Use a corrente para descer sobre uma das barras e se projetar até o pêndulo. Em terra firme, puxe o bloco e use-o para alcançar a passagem que leva ao treasure 26, depois use o mesmo bloco para se agarrar ao pêndulo e voltar até o martelo que agora está ativo. Use a lateral dele para se agarrar na parede adiante, então entre no corredor ao lado e use o gancho para descer. Corra na parede e salte para a parede vizinha, que leva ao treasure 27. Pule para a plataforma abaixo.

Ao sair, pule sobre a coluna cujo topo é escorregadio. Dela, escale a coluna adiante (ou pule sobre a coluna vertical abaixo), então siga para a vizinha. Agora salte para o topo das vigas, chegando à próxima coluna de onde terá de pular entre uma parede e outra para subir. No fim do caminho, visite a sala próxima e use o gancho para correr na parede em frente e pular até a parede ao lado, que conduz à sala adjacente com o treasure 28. Depois de pega-lo, faça o caminho inverso e, do lado de fora da passagem, use o gancho sob a ponte adiante. Na passagem do outro lado, derrote o gigante – zere a energia dele, aproxime-se e aperte triângulo.

Colete os treasure 29 e treasure 30, depois use a parede para saltar e se agarrar no alto do pêndulo. Ao segurar uma das barras giratórias, fique de pé e note que as correntes são puxadas para o lado contrário. Ao se pendurar, avance ao mesmo tempo em que aperta triângulo repetidamente. Na passagem acima, pule na barra e emende um pulo em seqüência entre as engrenagens (não deixe Lara girar). A seguir, use as demais barras para chegar ao ponto do martelo possível de ser escalado. Solte quando passar sobre a plataforma e, sobre essa, rapidamente corra para o outro lado.

Andaman Sea

1 – Ritual old

Essa fase é pura diversão. Mude sua arma para o martelo de Thor e divirta-se detonando bandidos enquanto avança até a parte de trás do navio. Lá, você terá acesso ao interior, então avance até o cativeiro de Natla.

Arctic Sea

1 – Nelheim (29/30)

Ao mergulhar, visite e parte de trás da cabeça das duas estátuas à esquerda e acione os dispositivos para erguer as espadas. Na última estátua do lado direito, nade para sua base e use as luvas para encaixar as engrenagens, só então acione o dispositivo na cabeça – na estátua quebrada em frente está o treasure 1. De frente para o templo mais adiante, siga para a base da escada à esquerda e pegue o treasure 2. Entre na passagem acima e, no alto da torre, pegue um ornamento avermelhado e o treasure 3. Dentro da água, ainda dentro da torre, siga o corredor lateral para encontrar o treasure 4 entre as pedras. Nade para uma passagem mais acima para chegar em outro corredor. Ignore-o por enquanto e continue para a passagem no teto, pois lá se encontram os treasure 5 e treasure 6. Visite o corredor ignorado abaixo para pegar o segundo ornamento vermelho e o treasure 7.

Volte para a frente do templo e nade para o outro lado. Na base da escada, dê a volta pela lateral para encontrar o treasure 8. Entre pela passagem no alto da escada e pegue o terceiro ornamento no alto da torre, além dos treasure 9 ao treasure 11. Do lado de fora, nade para o alto da lateral do templo e procure uma passagem nas colunas para pegar o treasure 12.
Do lado de fora, entre cada torre e a estrutura central, há quatro pedestais de pedra e ao lado de um deles está o quarto ornamento vermelho e o treasure 13. Use os ornamentos nesses pedestais, então acione o dispositivo entre as duas cabeças de serpentes ao centro do templo para abrir o portão. Antes de entrar, vasculhe a tenda sob a base do templo para encontrar os treasure 14 ao treasure 16. Dentro do templo há uma seqüência de corredores com destroços bloqueando o caminho. Investigue cada um desses destroços antes de avançar para encontrar os treasure 17 ao treasure 22 pela passagem que dà acesso ao grande salão. Na entrada estão os treasures 23 e treasure 24. Aqui, abuse do martelo de Thor contra os inimigos.
Na lateral da porta de entrada, acione o símbolo na parede. Logo que descer pela primeira coluna, pegue o treasure 25 e equilibre-se na coluna deitada à esquerda para pegar o treasure 26 e acionar o segundo símbolo. Equilibre-se sobre a coluna menor adiante e siga pendurado pela parede até a estrutura central, onde se encontra o treasure 27. Na plataforma abaixo, está o treasure 28 e na plataforma menor, junto da coluna, está o terceiro símbolo e o treasure 29. Continue pela coluna inclinada à esquerda e use a parede para chegar à passagem.

2 – Iggdrasil (30/30/1)

Pegue o treasure 30 ao lado e acione o quarto símbolo na lateral da porta de entrada. Se você acionou os quatro símbolos sem morrer, a sala tremerá. Volte até a plataforma alta no centro do salão e use o gancho na argola para se balançar até uma caverna (antes oculta pela cachoeira) e pegar a Relic. Feito isso, siga pela porta do outro lado da sala. Abra caminho entre os inimigos até encontrar Natla no alto da estrutura Jörmungandr.

3- Out Of Time

Há algumas plataformas girando em torno da estrutura central. Pule em uma delas e depois para a plataforma com uma argola em que o gancho é utilizado. Pendure-se por esse para chegar à plataforma abaixo, junto ao rio mortal. Ao redor dessa área, você precisa empurrar duas colunas para desativar a máquina. Se Natla estiver perto, contra-ataque com o martelo de Thor. Feito isso, procure a estrutura danificada e salte de uma parede a outra para retornar ao andar inicial. No alto, procure a beirada mais próxima para se agarrar. Use as plataformas para chegar à estrutura com engrenagens ao lado, suba por trás e destrua o ornamento mágico para soltar mais plataformas flutuantes. Volte à plataforma onde você começou, pendure-se no vão e siga pendurado para o centro da estrutura. Salte de uma parede a outra para chegar ao ponto de escalada.

Na estrutura adiante, use o gancho para chegar ao outro lado e empurre mais uma coluna. Volte e use o gancho para escalar a parede e se agarrar ao ponto de escalada ao lado. No alto, pendure-se e pegue carona na única plataforma móvel deste ponto até a estrutura com engrenagens adiante para destruir mais um ornamento mágico que solta outras plataformas móveis. Use a argola ao lado para descer e use as plataformas móveis para chegar à parede da estrutura central e escala-la. No alto, espere ficar sobre uma rampa e solte-se para escorregar até o último ornamento mágico a ser destruído. Basta agora assistir ao desfecho de mais uma saga de Lara Croft em Tomb Raider.




EM BREVE


LARA À PROVA DE BALAS

XBOX 360: Segure LT e pressione A, RT, Y, RT, X, LB
Playstation 3: Segure R1 e pressione X, L1, Triângulo, L1, Quadrado, R2.
Playstation 2: Segure R1 e Aperte X, L1, Triângulo, L1, Quadrado, R2.
PC: Segure a Mira e aperte Pulo, Atirar, Interagir, Atirar, Grapple, Correr. (Segure o Botão Direito do Mouse ou G e pressione Espaço, Botão Esquerdo do Mouse ou H, E, Botão Esquerdo do Mouse ou H, Q, Shift).

UM TIRO MATA

XBOX 360: Segure LT e pressione Y, A, Y, X, LB, B.
Playstation 3: Segure R1 e pressione Triângulo, X, Triângulo, Quadrado, R2, Círculo.
Playstation 2: Segure R1 e pressione Triângulo, X, Triângulo, Quadrado, R2, Círculo.
PC: Segure a Mira e pressione Interagir, Pular, Interagir, Grapple, Correr, Agachar (Segure o Botão Direito do Mouse ou G e pressione E, Espaço, E, Q, Shift, Ctrl).

MOSTRAR VIDA DO INIMIGO

XBOX 360: Segure LT e pressione X, B, A, LB, RT, Y.
Playstation 3: Segure R1 e pressione Quadrado, Círculo, X, R2, L1, Triângulo.
Playstation 2: Segure R1 e pressione Quadrado, Círculo, X, R2, L1, Triângulo.
PC: Segure a Mira e pressione Grapple, Agachar, Pular, Correr, Atirar, Interagir (Segure o Botão Direito do Mouse ou G e pressione Q, Ctrl, Espaço, Shift, Botão Esquerdo do Mouse ou H, E)



A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM...

Jacqueline Natla, a vilã de Tomb Raider: Atlantean Scion, volta nesse jogo. As intensões dela para com Lara ainda são um mistério; a mesma personagem foi relembrada por todos quando em 2007 lançaram um remake do primeiro jogo da série.

ACREDITO...

Eric Lindstrom jura que Tomb Raider: Legend, Tomb Raider: Anniversary e Tomb Raider: Underworld NÃO SÃO uma trilogia, porém muitos mistérios que esse jogos deixaram no ar, DIZEM que serão respondidos neste jogo.

ERRO DE CONTINUIDADE:

Na cinematic que Lara encontra sua mãe-zumbi, ela perde o mertelo quando a Dopplelganger o joga longe, após isso Natla conta que matou o pai dela e tal... Amanda a salva e Lara vai correndo atrás de Natla e... Sem o martelo. Quando continuamos o jogo Lara está de volta com o martelo.

CADÊ O MARTELO?

Lara também acba o jogo sem o martelo de Thor, quando ela atinge a cabeça de Natla (uma morte ridícula e idiota, por que ela não fez isso antes?). A mitologia diz que o Mjölnir nunca errava o alvo e SEMPRE retornava para as mãos de Thor.